quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Comida para o Cérebro


Existe um provérbio americano que diz “precisamos mais de comida para o Cérebro do que para barriga”, e não podia ser mais verdadeiro. O Cérebro duma pessoa em descanso usa cerca de 20%de energia da comida apesar de só constituir dois por cento de peso corporal. O teu Cérebro precisa de combustível, principalmente de comidas repletas de nutrientes que estimulam o cérebro. Aqui estão algumas das melhores comidas.

1-Salmão ou outros peixes gordos: Contêm a família ómega–3 de ácidos gordos, ajudam a manter as células cerebrais e a criar ligações mais fortes e melhores entre elas.
2-Frutos e legumes de cores vivas: Como mirtilos e espinafres, são ricos em antioxidantes que também conseguem manter as células cerebrais saudáveis e melhorar a sua conectividade. 
3-O abacate: É uma das fontes mais digeríveis de proteínas de alta qualidade e de gorduras saudáveis o abacate também contém antioxidantes, fibras, ácido fólico, entre outros nutrientes.
4-As oleaginosas: Contêm proteínas, hidratos de carbono e gorduras benéficas. Também fornecem uma boa dose de vitamina E, que ajuda à função cerebral. As amêndoas são as melhores seguidas das avelãs, do caju, dos pistácios e das nozes.

5-A aveia: Promove uma circulação sanguínea saudável para ajudar o cérebro a funcionar bem. Também contém fibras, proteínas, antioxidantes e alguns ácidos ómega-3.

6-Os feijões e as leguminosas estão repletos de fibras, vitaminas minerais, proteínas e ácido fólico, dando ao cérebro um abastecimento estável e lento de glicose.
7-Os ovos: contêm proteínas e gorduras e são uma boa fonte de energia. O selénio dos ovos biológicos ajuda a melhorar o humor. A colina, presente nos ovos, é uma proteína que melhora a memória. 






in: "Treina o teu Cérebro" - Civilização Editora
Trabalho realizado por:
Rui Castro
João Novo

Actividade Física - dar o exemplo

No passado dia 12 de Fevereiro de 2011 realizou-se Corta-Mato Distrital Escolar do Porto, em Santo Tirso. Três alunos da nossa turma foram seleccionados para representar o Agrupamento nesta fase. Segundo eles foi uma experiência diferente e exigente. Parabéns a todos os participantes! Mais um bom exemplo de como podemos contribuir para o nosso bem-estar e saúde… mexa-se!… ou melhor, mexa-se correndo!



Aguardando a partida
Boa disposição


As raparigas aguardando a partida






Participantes: Ana Paula, Diogo, Miguel

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O sono, o cérebro e a sua saúde

Não há nada mais refrescante do que uma noite bem dormida. Acordas revitalizado e pronto para enfrentar os desafios do dia. Isso é porque durante o sono são libertadas hormonas para sarar os tecidos danificados, incluindo tecidos cerebrais. O sono também lubrifica as engrenagens do sistema cognitivo ao "rever e lembrar" as experiências do dia o que ajuda a transferir a informação para a memória de longo prazo o sono regula o relógio do teu corpo conhecido como "ritmo circadiano", que está sincronizado com o ciclo diário de luz e escuridão, e é detectado pelos nossos olhos. É a razão para o jetlag depois de um voo longo, e leva algum tempo para que nos adaptemos.

Quanto sono?
 Sugestões para um bom sono
·      Estabelece horários regulares (habitua o teu relógio interno)
·      Evita a cafeína, o álcool e a nicotina antes de dormires
·      Acaba de comer três horas antes de ires dormir
·      Faz rituais de relaxamento (banho quente, ouvir música relaxante, acender velas aromáticas)
·      Dorme no quarto (não na sala ou no escritório)
·      Tenta evitar a luz e o ruído
·      Certifica-te que o teu colchão e almofadas são os adequados

Faça uma sesta...  
Alguns cientistas sugerem que um sesta de seis minutos pode melhorar o desempenho em testes de memória e de resolução de problemas.

Bom descanso!

in: "Treina o teu Cérebro" - Civilização Editora



Trabalho realizado por:
Emanuel Edmundo Barbosa
Miguel Constante
 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Every brain needs a gym...

           A melhor maneira de ter bom desempenho na escola ou no trabalho é ter uma boa memória e raciocínio e isso consegue-se treinando o cérebro regularmente.
            O método consiste em exercícios práticos que ajudam as funções cerebrais específicas, os quais influenciam a saúde e o desempenho do cérebro. Assim, como o professor de Educação Física auxilia a melhorar o desempenho físico, no Treino do Cérebro, o professor orienta-nos nos exercícios cerebrais, ajudando-o a verificar o seu progresso.
            Seguem-se alguns links com vídeos de treino mental (explorem todos):


            Ou jogos de cálculo:
 


            Os top 10 dos sites de treino mental:


Trabalho realizado por:
Diogo Dias
João Casais

 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Olha para o que eu DIGO e olha para o que eu FAÇO!

Mais do que investigar, informar e promover o bem-estar e a saúde na comunidade escolar, a nossa turma contraria o velho ditado popular: “Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”… À semelhança de anos anteriores, os Serviços de Saúde da Câmara Municipal de Gondomar, em colaboração com os estabelecimentos de ensino, dinamizaram a “Quinzena da Saúde”, de 24 Janeiro a 4 de Fevereiro. Neste contexto, foram agendadas para o nosso Agrupamento várias iniciativas alusivas ao tema, entre elas, participámos activamente no dia 3 de Fevereiro na prova desportiva Mega-Atleta, promovida pelo grupo de Educação Física. Esta actividade dividiu-se em “Mega sprinter” que consistiu numa prova de velocidade de 40 metros e o “Mega salto”, que incluiu o salto em comprimento e o salto em altura. Aqui ficam algumas imagens da nossa performance no salto em comprimento…
…Lembre-se … quer estar em forma, activo e saudável? Então…Mexa-se!




sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hoje as Rádios põem Portugal a sorrir … Sorrir faz bem à saúde!

            

           As rádios portuguesas juntaram-se esta sexta-feira para fazer Portugal sorrir. Começou esta manhã, com o desafio lançado às 8h e 9h e vai repetir-se esta tarde, pelas 18h. O convite é simples: olhar para o lado e sorrir. Espera-se que seja retribuído.
            Está comprovado que bom humor e optimismo vacinam nosso corpo contra todo o tipo de doenças. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente. Quem sorri estimula o cérebro a libertar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de activarem o sistema imunológico. Essa imunidade ajuda a prevenir, principalmente, doenças relacionadas com o elevado grau de stress.
            O sorriso combate a depressão e o stress, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita.
            Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão.


 10 motivos para sorrir:
1 - O sorriso é um convite à aproximação. O bom astral atrai.
2 – Tenha um ataque de riso. É uma mensagem perfeita, mexe com os músculos da barriga e com todos os órgãos internos do corpo humano.
3 – Rir também é exercício. Segundo pesquisas na Universidade de Stanford, rir 100 vezes ao dia equivale a 10 minutos a remar. Uma tarde de gargalhadas pode ser um substituto para 400 metros de natação, 20 minutos de corrida ou 4 “valiuns” (medicamento) como calmante.
4 – Ao contrário do que se diz, sorrir não dá rugas. Embora quando sorrimos, apareçam aqueles pés de galinha, logo depois ocorre uma distensão dos músculos faciais – funciona como uma verdadeira massagem facial. A pele descansa e fica mais bonita.
5 – Está nervoso/a? É hora de “esfriar a cabeça”.... Literalmente… Quando sorrimos, o sangue que passa pela nossa cabeça esfria. Isso provoca uma sensação de bem-estar.
6 – Saber rir dos nossos problemas ajuda a solucioná-los. Alegria é sinónimo de confiança.
7 – Rir é o melhor remédio para a tensão e a dor de cabeça. Quando nós rimos nosso cérebro produz endorfina, uma substância química natural que alivia a dor.
8 – Quem ri à toa não fica doente tão facilmente. Investigadores americanos descobriram que pessoas que riem têm mais anticorpos que as que choram.
9 – As mulheres normalmente sorriem mais do que os homens. Por isso, a falta de um sorriso é mais notada nas mulheres. Assim as que não riem são mais conotadas com antipáticas.
10 – O sorriso é uma arma contra a antipatia. Se sorrir numa festa, as pessoas vão tratá-lo melhor e a festa vai ser óptima. Assim, sorria!

Capacidade cerebral

O cérebro é o objecto mais sofisticado do Universo. Milhões de mensagens aceleram pelo sistema nervoso a cada momento, permitindo que o cérebro receba, processe e armazene informação e envie instruções para todo o corpo. O cérebro funciona a toda a hora. Gera mais impulsos eléctricos num dia do de todos os telemóveis do mundo. Tens milhões de células nervosas no cérebro, que interagem umas com as outras em permutações que se estimou serem iguais a um 1 com 800 zeros a seguir (para teres uma ideia, estima-se que o número de átomos do mundo - uma das coisas mais pequenas que conhecemos – seja 1,33 com 46 zeros a seguir).
Sabias que...   

O cérebro funciona com uma potência inferior a lâmpada do teu frigorífico? São cerca de 12 watts de potência. Num dia, o cérebro usa a quantidade de energia contida de uma barra de chocolate pequena, cerca de 230 calorias. Apesar disto poder fazer o cérebro parecer eficaz, em termos relativos, é um “devorador” de energia. Constitui apenas 2% do peso corporal, mas consome 20% da energia total do corpo. Precisa de um décimo de caloria por minuto apenas para sobreviver. O cérebro consome energia a uma taxa dez vezes superior ao resto do corpo por grama de tecido. A maior parte desta energia serve para manutenção.  
 in: "Treina o teu Cérebro" - Civilização Editora
Trabalho realizado por:
Cláudia nº 6