A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, e consequente baixo peso corporal e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental (entre 90 e 95% dos casos são mulheres), mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há uma necessidade maior de ganho calórico, se isso não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal.
Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia tenha vindo a aumentar devido ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela media, esta hipótese tem vido a ser investigada.
Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, excepto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento. O paciente anoréctico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vómito, jejum, tomar diuréticos e usar laxantes. Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenómeno, mas deve ser levado muito a sério, pois 10% dos casos que requerem internamento para tratamento (em hospital) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.
O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar a medicação. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua extrema magreza.
Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagelados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita. Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que comem descontroladamente até não aguentarem mais e depois vomitam o que comeram.
O tratamento da anorexia contínua a ser extremamente difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correcta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso.
Ainda está na memória de todos uma vitima famosa e que muito fez escrever e reflectir sobre o assunto: http://www.publico.pt/Sociedade/modelo-francesa-isabelle-caro-morre-de-anorexia-aos-28-anos-e-31-quilos_1472962
Trabalho realizado por:
Claudia nº 6
Márcia nº14
Ainda está na memória de todos uma vitima famosa e que muito fez escrever e reflectir sobre o assunto: http://www.publico.pt/Sociedade/modelo-francesa-isabelle-caro-morre-de-anorexia-aos-28-anos-e-31-quilos_1472962
Trabalho realizado por:
Claudia nº 6
Márcia nº14
Anorexia e um disturbio alimentar grave mas acho ridiculo o que as pessoa fazem pegam fotos com fotoshop e dizem barbaridades deveriam no minimo pega fotos reias como essa segunda do post sem fotoshop.O problema e muito serio mas essas fotos fake são pura mentira
ResponderEliminarBoa tarde! recordo que este é um post fruto de um trabalho escolar de adolescentes, se eles assim as seleccionaram, é porque para eles são relevantes e cumprem o seu objectivo: ALERTAR para o problema! Alertar consciências e prevenir!
ResponderEliminarcom os melhores cumprimentos,