terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial Sem Tabaco





O Dia Mundial sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assinala-se hoje com iniciativas pelo país que alertam para as consequência do tabagismo, a principal causa, evitável, de morte e doença.
Segundo a OMS, mais de cinco milhões de pessoas vão morrer, este ano, por doenças relacionadas com o tabaco, tais como enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), cancro e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Este número não inclui as mais de 600.000 pessoas, 25 por cento das quais crianças, que vão morrer devido à exposição ao fumo ambiental do tabaco, adianta a OMS.

Num estudo, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto perceberam que os adolescentes têm consciência de algumas das implicações do tabagismo na saúde: “Eles sabem que fumar faz mal e são capazes de associar o tabagismo a um maior risco de sofrer de cancro do pulmão ou doenças respiratórias e de morrer. No entanto, as informações de que dispõem não os impedem de fumar”... Em formação cívica temos vindo a desenvolver este tema, queremos contrariar este pensamento!

Segundo a OMS, o número de mortes anuais provocadas pela epidemia global do tabagismo poderá ser superior a 8 milhões em 2030. Se durante o século XX o tabaco foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas, prevê-se que no século XXI possa matar mil milhões de seres humanos.

Precisa de ajuda?
Linha SOS – Deixar de Fumar: 808208888 begin_of_the_skype_highlighting            808208888      end_of_the_skype_highligh
 
Poupe a sua saúde e o seu bolso!

Quanto dinheiro já poderia ter poupado se não fumasse? 



Sem comentários:

Enviar um comentário