domingo, 2 de janeiro de 2011

Cuidado com álcool, tabaco e drogas

Vícios nos desportos...

Infelizmente nem sempre os praticantes de exercício físico são exemplos de saúde e bem-estar... por vezes até eles caem um vícios e problemas associados a maus hábitos, nomeadamente, álcool, tabaco e drogas...

Numa breve pesquisa na Internet foi-nos possível encontrar a história de um ou mais jogadores de futebol conhecidos envolvidos em problemas de dependência do ÁLCOOL e a forma como este destruí a sua carreira desportiva e vida pessoal. 
O consumo excessivo de álcool relaciona-se com o surgimento e/ou desenvolvimento de numerosos problemas ou patologias agudas e crónicas de carácter físico, psicológico e social, constituindo, por isso, um importante problema de saúde pública. Os hábitos de consumo diferem sensivelmente entre homens e mulheres, mas os homens consomem mais. No entanto, a idade de início do consumo é cada vez mais precoce e assiste-se ao aumento preocupante do consumo nos jovens.  



 O TABACO é o nome comum dado às plantas do género Nicotina L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul, das quais é extraída a substância chamada nicotina. Todos os anos morrem 12 mil pessoas em Portugal devido ao tabaco. A Organização Mundial de Saúde prevê que as mortes provocadas pelo tabaco aumentem 53 por cento até 2030). O tabaco pode mesmo vir a matar mais pessoas do que a sida até 2015! O consumo de tabaco entre os jovens é cada vez mais preocupante...
As doenças associadas ao tabagismo incluem, por exemplo
  • cancro: pulmão, rins, da laringe, Cabeça, pescoço, mamas, bexiga, esófago, pâncreas e estômago.
  • Doenças Cardio-vasculares;
  • Acidentes vasculares cerebrais;
  • Doença vascular periférica;
  • Distúrbios respiratórios, como: bronquite, Doença pulmonar obstrutiva crónica e enfisema;
  • Redução da memória e dificuldade de aprendizagem em tabagistas adolescentes.
Em vez do cigarro pratique um desporto que o ajude a sentir-se bem. No dia 31 de Maio  comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador.


Existem assim, vários tipos de drogas: drogas estimulantes (como as anfetaminas, a cocaína e seus derivados) e drogas depressoras (sendo as mais conhecidas o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina,  os remédios ansiolíticos e antidepressivos e seus derivados.) O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. Em qualquer um dos casos (atleta ou não) a dependência de drogas destrói a vida de uma pessoa, física e psicologicamente. 




1ºPeríodo - trabalho realizado por: 
Diogo Dias 
João Novo
Rui Castro

2 comentários: