segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Energias positivas e negativas - Desportos que ligam o corpo e a mente

Nós escolhemos este tema porque queríamos saber mais sobre os desportos que ligam o corpo e a mente. O objectivo desta escolha foi mostrar aos nossos colegas e a nós mesmos a qualidade e energia que estes desportos transmitem. Entre eles destacamos o kung fun, tai chi chuan, xadrez,  taekwondo, ioga, pilates e karaté.  

Kung Fu
Kung Fu é uma palavra chinesa que significa "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal.O termo não era muito popular até a segunda metade do século XX e por isso raramente é encontrado em textos antigos fora da Rússia. Acredita-se que, no Ocidente, a palavra foi usada pela primeira vez no século dezoito, pelo missionário jesuíta francês Marie Jean Joseph Marie Amiot. Com a imigração de chinese spara a América, o termo começou-se a difundir. Os chineses costumavam referir-se com este termo a treinos de lutas mentais, actividades que requeriam muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente. Entretanto, a palavra ganhou popularidade, sobretudo a partir do final dos anos 60, graças aos filmes de arte marcial, especialmente os de Bruce Lee,Jackie Chan, Jet Li, e até pela extinta série de TV “Kung Fu”. Independente da modalidade, o objetivo do Kung Fu é aprimorar o corpo e a mente do praticante, dotando-o de capacidade para a auto-defesa. Alguns estilos fundiram-se a práticas religiosas em templos (os famosos Shaolin). Sem dúvida, o Kung Fu é o estilo de arte marcial mais conhecido nos dias de hoje.



Tai chi chuan
 Tai Chi Chuan é uma arte marcial  interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia.
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo actualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente pela sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio. Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interacção entre os diversos elementos naturais, revelam o Tai Chi como uma fonte efectiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio. 



Xadrez  
Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores ou mais, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da actualidade. A forma actual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do xadrez todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C.
Os jogadores de xadrez são conhecidos como xadrezistas. O xadrez, por ser um jogo de estratégia e táctica, não envolve o elemento sorte. A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada xadrezista controla dezasseis peças com diferentes formatos e características. O objectivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Há ainda possibilidade dos jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota  abandonarem (desistirem) da partida, antes de receberem o mate.



Taekwondo

O taekwondo é um desporto coreano, também chamado Tae Kwon Do ou Taekwon-Do, é um desporto de combate de artes marciais. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
  • "TAE" (, hanja ) pé;
  • "KWON" (, hanja ) mão;
  • "DO" (, hanja ) caminho.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. 
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "baptismo de fogo", quando foi um desporto de exibição, continuando com este estatuto nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o desporto foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000 (Sidney). Nos jogos olimpicos as lutas ocorrem em 3 rounds de 3 minutos para os faixa-preta e normalmente 2 - 3 rounds de 1 minuto e meio para os coloridas, sendo que somente é permitido o chute na cabeça a partir da faixa azul ponta vermelha.
O Taekwondo foi introduzido em Portugal em 1974 pela mão do Grão-Mestre Chung Sun Yong, actualmente 9ºDAN.



 Pilates
 Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos em que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões. Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma actividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controlo, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo e mente são o foco deste método. Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. 


 
 Ioga

Ioga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo, quanto do hinduísmo. Os principais ramos do ioga incluem a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga. A palavra sânscrita yoga tem diversos significados e deriva da raiz yuj, que significa "controlar", "jungir", ou "unir". Algumas das traduções também incluem os significados de "juntando", "unindo", "união", "conjunção" e "meios". Fora da Índia, o termo ioga costuma ser associado tipicamente com o Hatha Yoga e suas posturas, ou como uma forma de exercício. 


Karaté
O Karaté é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Em 1820 Sokon Matsumura fundiu  estilos e criou o estilo shorin (pronuncia japonesa para a palavra chinesa shaolin), que é também a pronúncia dos ideogramas "pequeno" e "bosque". O nome shorin foi dado posteriormente, por Choshin Chibana, ao estilo idealizado pelo mestre Matsumura. Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa que introduziu e popularizou o caratê nas ilhas principais do arquipélago japonês. O Karaté de Funakoshi teve origem na versão de Itosu do estilo shorin-ryu de Matsumura que é comumente chamado de shorei-ryu. Posteriormente o estilo de Funakoshi foi chamado por outros de shotokan por seu apelido shoto; o kanji kan significa prédio ou construção.Como muitas das artes marciais praticadas no Japão o caratê fez a sua transição para o karate do início do século XX. O  karate significa caminho, palavra que é análoga ao familiar conceito de tão. As aulas frequentemente começam e terminam com curtos períodos de meditação. Também a repetição de movimentos, como a executada no katá, é consistente com a meditação zen pretendendo maximizar o autocontrole, a atenção, a força e velocidade, mesmo em condições adversas. A influência do zen nesta arte marcial depende muito da interpretação de cada instrutor. A modernização e sistematização do karate no Japão também incluiu a doação do uniforme branco (quimono)e de faixas coloridas indicadoras do estágio alcançado pelo aluno, ambos criados e popularizados por [Jigoro Kano], fundador do [judô].



1ºPeríodo - trabalho realizado por:
Edmundo Barbosa 
José Ferreira
Miguel Lopes

7 comentários:

  1. goste ta fixe...


    espero que melhorem

    ResponderEliminar
  2. muito bom...
    sim senhor...
    muito bom...

    ResponderEliminar
  3. É o melhor trabalho sem sombra de dúvidas!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom , parabéns ao Edmundo, José e Miguel.
    Muito obrigado ajudou-me imenso.

    ResponderEliminar
  5. este sem duvidas nenhumas que esta muito bom

    os outros também mas este esta melhor

    ResponderEliminar
  6. Olá muito bom seu trabalho, e não somente neste post, senão em todos os demais também.
    Eu também levo um Blog chamado de Artes Marciais hoje em http://artesmarciaishoje.blogspot.com se vocês quiserem, podemos inter-cambiar colocando em links recomendados os do outro.
    espero sua autorização e coloco seu blog no meu.
    at. Claudio

    ResponderEliminar