domingo, 2 de janeiro de 2011

Desportos alternativos

Já descrevemos aqui no Blogue a importância da actividade física... e da prática de exercício físico...
Aqui ficam algumas sugestões de desportos alternativos... arrisquem!


Algumas sugestões seguindo os 3 elementos fundamentais: TERRA, AR, ÁGUA:

BTT  
 
BTT (Bicicleta Todo Terreno), além de ser um tipo de bicicleta é também o nome que se dá à modalidade de ciclismo praticada com a mesma. Esta modalidade tem como principal característica ser praticada em percursos com diversas irregularidades e obstáculos.
As bicicletas desta modalidade usam pneus grossos adaptados à irregularidade do terreno, normalmente têm amortecedores para reduzir o impacto e os quadros são reforçados de forma a suportarem os choques.
Existe 3 principais vertentes desta modalidade. Downhill (descida de montanha a alta velocidade), Cross-country (prova em circuito fechado com terreno acidentado), Cicloturismo (passeio em convívio com outros praticantes e a natureza).
 
Equipamento
- BTT, Capacete, Pneu suplente, Bomba de ar, Kit de bolso com ferramentas 
 
 

Parapente

Parapente é uma aeronave em que a asa é semelhante a um pára-quedas e que depois de aberto transforma-se numa aeronave capaz de planar por horas.
O piloto tem absoluto controlo sobre o parapente dirigindo-o a seu gosto num voo dinâmico, o que o possibilita utilizar as correntes ascendentes para ganhar altitude e percorrer longas distâncias.
Existe uma variante desta modalidade que é o paramotor. Consiste num voo de parapente auxiliado por um motor de forma a gerar propulsão. Desta forma, o paramotor dá uma maior liberdade ao piloto permitindo que descole mesmo do chão e não depender tanto das condições atmosféricas.

Equipamento

- Velame (asa, suspensores, freios), Cadeira, Capacete, Pára-quedas de emergência



Hidrospeed
 
Hidrospeed consiste na descida de rios rápidos ou de águas bravas utilizando uma pequena prancha. O praticante, equipado com colete e barbatanas, vai deitado sobre a prancha em que o próprio corpo serve para controlar o trajecto evitando os obstáculos.
Devido ao longo período passado dentro de água e a todo o esforço que é exigido, principalmente nas pernas, a boa preparação física é indispensável para evitar cãibras e outras lesões. Como principais regras de segurança é necessário saber nadar e, se possível, fazer o percurso acompanhado.

Equipamento
- Capacete, Prancha, Fato isotérmico, Barbatanas, Colete, Joelheiras



1ºPeríodo - trabalho realizado por:
Ricardo Ferraz
João Casais
Josué Sarmento

1 comentário:

  1. Este trabalho está muito resumido, ficou muito por dizer sobre esta área.

    ResponderEliminar