quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A DOR - Sabia que...


   
Segundo um inquérito Gallup, nos EUA, 46% das mulheres e 37% dos homens sentem diariamente algum tipo de dor e 89% dos adultos em geral sentem dor pelo menos uma vez por mês.
   Dos que costumam sentir dor, só metade tinha consultado o médico nos três anos anteriores para tentar resolver a situação. 

    Actualmente, parece ser quase unânime entre os investigadores e a população em geral que o exercício físico, entendido aqui como uma actividade física sistemática e planeada, pode propiciar diversos benefícios para a saúde. De acordo com vários estudos a prática de exercícios físicos tem sido associada à redução dos riscos de morbilidade e mortalidade, ao controlo de factores de risco como, hipertensão arterial, alto nível de lipídios sanguíneos, resistência elevada à insulina, obesidade, baixa resistência ao stress, depressão emocional, bem como, na diminuição da dor somática.
    A associação entre stress excessivo e dores corporais tem sido identificada em diversos estudos. Nesse contexto o exercício físico pode trazer benefícios profiláticos e até mesmo para o tratamento da dor somática, uma vez que este está fortemente associado à diminuição da tensão ocasionada pelo stress excessivo. 
   Alimente-se bem, durma descansado e "mexa-se" pela sua saúde!


Adaptado de: "Mente Sã, Corpo São" - Selec Reader's Dig.
Trabalho realizado por:
Pedro Machado
Gonçalo Oliveira
 

Sem comentários:

Enviar um comentário