segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Novos Desportos Colectivos

É unânime a importância da actividade física na saúde e bem- estar... e entre os benefícios do exercício físico encontramos, para além dos físicos, os sociais e psicológicos...por isso que tal praticar actividade física em grupo ou exercício físico em grupo?
Aqui ficam algumas sugestões de "novos" desportos colectivos ... experimentem!
O tema escolhido para o nosso trabalho foi os “Novos Desportos Colectivos”. Foi escolhido porque nos interessamos por desportos e queríamos juntar a diversão à saúde e descobrir novos desportos para transmitir aos colegas. Descobrimos alguns: Corfebol, Kin-ball, Lacrosse, Futebol Canadense o Ultimate e Tchoukball. 
Futebol canadense
 
O futebol canadense, ou futebol canadiano, é um desporto idêntico ao futebol americano onde duas equipas de 12 jogadores cada competem em um campo de 1 100,6m de comprimento por 59,4m de largura, com 18,3m de comprimento da end zone. Cada goalpost  tem o formato de Y e tem 12,2m de altura por 5,6m de largura. A temática do futebol canadense e do futebol americano são as mesmas, as principais diferenças estão no tamanho do campo e em algumas regras em particular.


Tchoukball 

Tchoukball  (pronuncia-se chukebol) é um desporto colectivo de indoor sem contacto físico desenvolvido na década de 1970 pelo biólogo suíço Dr. Hermann Brandt, com o objectivo de ser uma ferramenta para trazer paz às equipas. O tchoukball foi criado após Dr. Hermann Brandt perceber que vários atletas se lesionavam na prática de actividades físicas, decidiu, então, criar um desporto que não permitisse contacto físico, como forma de construir uma sociedade humana viável. O nome vem da união de "tchouk", o barulho que a bola faz ao bater no quadro, e "ball", bola em inglês.
Sucintamente as regras são as seguintes: o jogo é disputado em uma área de 40x20m com duas áreas próximas às linhas de fundo, com formato semi-circular de 3m de raio, nas quais é proibido pisar. Cada partida é disputada em três períodos de quinze minutos (doze para feminino e juvenil).Uma equipa marca um ponto se a bola batida ao quadro volta e bate na perna de um adversário, no chão ou num adversário que perde o controle dela. Uma equipa concede um ponto à adversária se, entre outros, o jogador mira o quadro e erra, a bola bate no quadro e volta dentro da área proibida, fora da área de jogo ou no corpo do próprio jogador ou o jogador entra na área proibida para pegar a bola. Cada equipa é constituída por nove titulares e três reservas.


 Corfebol
Corfebol, em holandês korfbal, é um desporto colectivo praticado principalmente na Holanda e na Bélgica. Ele difere de outros desportos semelhantes pois é praticado por equipas mistas, formadas por quatro homens e quatro mulheres. O Corfebol surgiu na Holanda no ano de 1902 influenciado de um jogo sueco denominado Ringball. O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente, incluindo Portugal e Brasil. O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária. O cesto é de verga e está colocado num poste a 3.50 m do solo. A bola é disputada por duas equipas de oito elementos, quatro rapazes e quatro raparigas (2 à defesa e 2 ao ataque), e só pode ser jogada com a mão. Não pode ser driblada e os jogadores não podem dar passos com a bola na mão. A bola a utilizar é uma bola de futebol nº 5. O campo de jogo é rectangular, de dimensões 40X20 metros, e encontra-se dividido ao meio por uma linha central. Em cada uma das zonas são colocados 2 jogadores e 2 jogadoras de cada equipa, designados por "quadrado": numa zona haverá um quadrado atacante e na outra um quadrado defensivo. Os jogos têm a duração de 1 hora, 2x30 minutos, com 10 minutos de intervalo. No início do jogo, da 2ª parte e depois de cada cesto marcado, a bola é jogada a partir da linha central (no meio desta). Cada cesto equivale a um ponto. Sempre que há cesto a bola é reposta pela equipa que o sofreu. Quando o somatório dos pontos das duas equipas é par (p.e. 1-1; 3-1; 2-2), as equipas mudam de zona. Isto significa que sempre que se marcam dois pontos, quem estava a defender passa a atacar e quem estava a atacar passa a defender.

Ultimate frisbee 
O Ultimate, também conhecido como ultimate frisbee, é um desporto colectivo praticado com um disco. O objectivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipa na área adversária, tem semelhanças com o rugby e o futebol americano. O jogador em posse do disco não se pode movimentar em campo, e o seu defensor tem de evitar qualquer contacto físico. O desporto se diferencia pelo "espírito do jogo" - princípios de fair-play e a seu carácter desportivo que permitem que o Ultimate possa ser jogado sem um juiz. O número de jogadores varia de acordo com o ambiente em que é jogado, sendo geralmente cinco por equipa na praia e recintos fechados e sete no campo. O Ultimate é um desporto misto.

 Kin-ball
O kin-ball é um desporto colectivo criado no Québec, Canadá em 1986 pelo professor de educação física Mário Demers. As regras estão orientadas para promover valores como o “fair-play”, o espírito de equipa a competitividade, e punir atitudes de desrespeitokin-ball favorece a concentração e o espírito de equipa, pois um jogador sozinho não consegue fazer nada, tudo tem que ser feito em equipa. Sucintamente jogado com bola gigante, tipo balão (+ de um metro de diâmetro) jogam três equipas (quatro também dá) constituídas no mínimo por 4 pessoas; as equipas estão distinguidas por cor; a equipa que tem a posse de bola (três agarram a bola por baixo e outro lança com as duas mãos) grita "Omnikin" seguido da cor de uma equipa qualquer (normalmente a que está pior posicionada porque o objectivo do jogo é que a equipa que foi chamada, não consiga agarrar a bola antes de esta cair no chão) e a equipa que foi chamada tem que correr pra o sitio onde a bola foi e tentar agarrá-la antes que cai no chão, caso contrario é ponto dos outros; se elas conseguirem agarrar fazem exactamente o mesmo que os outros. 


 Lacrosse
Lacrosse é um desporto de equipa popular principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, jogada por 10 jogadores (equipas masculinas) e 12 (equipas femininas), em que cada jogador usa um stick com uma rede (o crosse) onde através de passes e recepções de uma bola de borracha têm o objectivo de marcar golos rematando a bola para dentro da baliza do adversário. A equipa é composta por três atacantes, três médios (mais 2 no caso feminino), três defesas e um guarda-redes. O contacto não é permitido, apenas pequenos toques com o stick.


Com este trabalho aprendemos novos jogos colectivos, novas regras e novos desportos que nem sabíamos que existiam... assim não faltam ideias para sermos activos!

1º período - trabalho realizado por:
André Monteiro
Gonçalo Oliveira
Pedro Machado

7 comentários:

  1. Está razoavel, mas não tão bom como o 1º trabalho.

    ResponderEliminar
  2. este trabalho e o melhor sem duvida nenhuma

    ResponderEliminar
  3. gostei deste trabalho so e pena que um anao tenho o feitoi xD

    ResponderEliminar
  4. é o melhor trabalho de todos. Os autores devem ser os melhores do mundo. Os outros tambem estao bons so que este e o melhor. Uma salva de palmas ao Andre ,Gonçalo e ao Pedro.E a nossa directora de turma.

    ResponderEliminar