terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial Sem Tabaco





O Dia Mundial sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assinala-se hoje com iniciativas pelo país que alertam para as consequência do tabagismo, a principal causa, evitável, de morte e doença.
Segundo a OMS, mais de cinco milhões de pessoas vão morrer, este ano, por doenças relacionadas com o tabaco, tais como enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), cancro e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Este número não inclui as mais de 600.000 pessoas, 25 por cento das quais crianças, que vão morrer devido à exposição ao fumo ambiental do tabaco, adianta a OMS.

Num estudo, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto perceberam que os adolescentes têm consciência de algumas das implicações do tabagismo na saúde: “Eles sabem que fumar faz mal e são capazes de associar o tabagismo a um maior risco de sofrer de cancro do pulmão ou doenças respiratórias e de morrer. No entanto, as informações de que dispõem não os impedem de fumar”... Em formação cívica temos vindo a desenvolver este tema, queremos contrariar este pensamento!

Segundo a OMS, o número de mortes anuais provocadas pela epidemia global do tabagismo poderá ser superior a 8 milhões em 2030. Se durante o século XX o tabaco foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas, prevê-se que no século XXI possa matar mil milhões de seres humanos.

Precisa de ajuda?
Linha SOS – Deixar de Fumar: 808208888 begin_of_the_skype_highlighting            808208888      end_of_the_skype_highligh
 
Poupe a sua saúde e o seu bolso!

Quanto dinheiro já poderia ter poupado se não fumasse? 



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Programa "Cuida-te"


A importância de um estilo de vida saudável está cada vez mais presente na nossa sociedade com uma preocupação crescente das entidades competentes. Exemplo disso, é o CUIDA-TE, um Programa do Instituto Português da Juventude, I.P. com diversas Entidades parceiras, do sector público e privado. Este tem como principal objectivo trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis: "Educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nesta área, de forma global e integradora, interrelacionando as suas diferentes componentes: somáticas, psico-afectivas e sociais." Destina-se a jovens entre os 12 e os 25 anos e outros que desenvolvem actividades nesta área dirigidas aos jovens. O CUIDA-TE prevê 5 medidas distintas de actuação:  1 – Unidades Móveis; 2 - Formação; 3 – Teatro debate; 4 - Gabinetes de Saúde Juvenil - Consultas gratuitas; 5 – Apoio a projectos.  Destas destacamos o "Teatro debate" e Gabinetes de Saúde Juvenil. O Teatro promove acções de Teatro debate sobre tema de interesse dos Jovens relacionadas com a promoção da sua saúde, que estimulam a reflexão e o debate sobre problemas que querem discutir. As Peças de Teatro Debate disponíveis são:" Nem muito simples, nem demasiado complicado" (Temática abordada: Sexualidade Juvenil), "IN Dependências" (Dependências), "Macacos e Pombos" (Bullying). Seria muito interessante que uma destas actividades decorre-se aqui na escola. Quanto aos Gabinetes de Saúde Juvenil, são espaços de atendimento gratuitos, de aconselhamento, anónimos e confidenciais, nomeadamente nas áreas da sexualidade, consumos nocivos, nutrição e exercício físico, consulta  os Gabinetes de Saúde Juvenil disponíveis em: http://www.juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/GabinetesApoioSexualidadeJuvenil/Paginas/default.aspx  

Esperamos ter ajudado!

Mais info em: http://www.juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/ProgramaCUIDATE/Paginas/programa_cuida_te.aspx


http://www.youtube.com/watch?v=ouWSUmYN9jI&feature=player_embedded



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia Mundial da Hipertensão - 17 de Maio


      No passado dia 17 de Maio (terça-feira) celebrou-se o Dia Mundial da hipertensão. A Sociedade Portuguesa de Hipertensão estima que metade da população portuguesa seja hipertensa. O consumo excessivo de sal e álcool, sedentarismo, obesidade e falta de exercício físico são as principais causas para este problema.

      O que é a hipertensão?
      A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistémica (HAS), mas é mais conhecida como tensão ou pressão alta e ocorre quando os níveis da pressão arterial se encontram acima dos valores de referência para a população em geral. É medido através de um esfigmomanômetro (aparelho de pressão) disponível em centros de saúde, sasu ou hospitais. Consideram-se hipertensos os indivíduos que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, durante seguidos exames. As pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração. Pode ocorrer hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), enfarte do miocárdio, morte súbita, insuficiências renal e cardíacas, etc.

      Quais são os factores de risco?
·       Obesidade;
·       Consumo exagerado de sal e de álcool;
·       Sedentarismo;
·       Má alimentação;
·       Tabagismo;
·       Stress.

      Como prevenir a hipertensão arterial?
      A adopção de um estilo de vida saudável constitui a melhor forma de prevenir a ocorrência de hipertensão arterial.
      Entre os hábitos de vida saudável sublinha-se a importância de:
·       Redução da ingestão de sal na alimentação;
·       Preferência por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de gorduras saturadas;
·       Prática regular de exercício físico;
·       Consumo moderado do álcool (um máximo de 30 ml etanol/dia nos homens e 15 ml/dia para as mulheres);
·       Cessação do hábito de fumar;
·       No caso dos indivíduos obesos é aconselhável uma redução de peso.

A HIPERTENSÃO É A 1ª CAUSA DE MORTE EM PORTUGAL!!!
 
LINKS: 

Trabalho realizado por: 
Diogo
Josué
Ricardo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Anorexia Nervosa


 A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, e consequente baixo peso corporal e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental (entre 90 e 95% dos casos são mulheres), mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
            A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há uma necessidade maior de ganho calórico, se isso não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal.
            Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia tenha vindo a aumentar devido ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela media, esta hipótese tem vido a ser  investigada.

O que é a anorexia?
            Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, excepto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento. O paciente anoréctico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vómito, jejum, tomar diuréticos e usar laxantes. Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenómeno, mas deve ser levado muito a sério, pois 10% dos casos que requerem internamento para tratamento (em hospital) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

            O meu amigo pode ter anorexia?
            O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar a medicação. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua extrema magreza.
            Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagelados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita. Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que comem descontroladamente até não aguentarem mais e depois vomitam o que comeram.
            O tratamento da anorexia contínua a ser extremamente difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correcta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso.
              
              Ainda está na memória de todos uma vitima famosa e que muito fez escrever e reflectir sobre o assunto: http://www.publico.pt/Sociedade/modelo-francesa-isabelle-caro-morre-de-anorexia-aos-28-anos-e-31-quilos_1472962




Trabalho realizado por: 
Claudia nº 6
Márcia nº14

domingo, 15 de maio de 2011

"Brain training” (Treino mental) - o nosso livro

Estamos de volta após as férias da Páscoa e o início do 3º período! Ainda no rescaldo do trabalho do período anterior sobre “Brain training” (ou Treino mental), aqui fica para download o livro por nós elaborado e que oferecemos à biblioteca da EB Marques Leitão, onde o podem consultar pessoalmente. Foi muito interessante descobrir exercícios e jogos para desafiar a mente. Espreitem!


http://www.scribd.com/full/55494619?access_key=key-24gs1fe5jn37u9qvbnej