Na passada sexta-feira, dia 17 de Junho, decorreu mais um Torneio de Futebol na EB Marques Leitão, organizado pelo Grupo de Educação Física. A nossa turma teve uma excelente prestação vencendo as eliminatórias e a final, sagrando-se, assim, Campeã de Futebol do 7º ano. Parabéns a todos!
Hoje encerra mais um ano lectivo, votos de boas férias a todos e muito empenho e trabalho para o ano! Continuem a ser exemplos de uma "mente sã e corpo são" e a promover um estilo de vida saudável!
Felicidades! - D.T. Rita Vidal
Este blog foi criado com objectivo de divulgar junto da comunidade educativa o trabalho realizado na disciplina de Área Projecto, pela turma D do 7º ano, da Escola Básica Marques Leitão - Valbom. O tema do nosso projecto é Mente sã, Corpo são.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Acção de sensibilização para um estilo de vida saudável
Esta segunda-feira, 20 de Junho, decorreu durante a manhã uma acção de sensibilização na EB Marques Leitão, promovida pela nossa turma, com o objectivo de informar a comunidade educativa de alguns passos a dar no sentido de manter um "mente sã e um corpo são". Assim, expusemos os nossos trabalhos acerca de higiene oral e alimentação saudável. Medimos peso e altura, para calcular o IMC. Este é uma medida adoptada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que permite avaliar se temos o peso ideal para a nossa altura. Apresentámos os resultados e entregámos folhetos de sensibilização. Passámos o vídeo e o Power Point elaborados pelos grupos e ainda disponibilizámos um jogo. Obrigado a todos os que participaram! Deixamos aqui os nossos trabalhos deste período.
FOLHETO:
http://pt.scribd.com/doc/58316082/Folheto
POWERPOINT:
http://pt.scribd.com/doc/58315876/Alimentacao
Vídeo :
POWERPOINT:
http://pt.scribd.com/doc/58315876/Alimentacao
Vídeo :
quinta-feira, 16 de junho de 2011
CONVITE
Segunda-feira, 20 de Junho irá decorrer na nossa escola uma actividade para informar os alunos sobre como manter uma mente sã e um corpo são, vamos, por exemplo, medir o seu IMC e dar algumas informações sobre alimentação saudável...
Decorrerá no átrio da escola, entre as 9:50 ate às 11:50h. Os professores também podem participar.
Não faltes! Participa já!
Mente sã, Corpo são - 3º Período
Este período desenvolvemos o trabalho dentro do nosso projecto "mente sã, corpo são", ligado à alimentação saudável e higiene oral.
Fizemos vídeos, powerpoints, um jogo, panfletos, uma BD...
Treinar a mente e o corpo em casa
Para os nosso corpo ficar em forma sem sair de casa temos, por exemplo, alguns jogos de computador, consolas de jogos ou simplesmente bicicletas estacionárias. Desta forma, conseguimos fazer exercício sem sair de casa e com diversão.
Alguns exemplos de exercícios de jogos mentais para o computador para promover uma mente sã, são: xadrez virtual, sudoku, damas, palavras cruzadas, etc. Ou nas consolas de jogos o “buzz ginástica mental para a psp” ou o “ brain age2 para a ds”, etc.
Já ao nível da actividade física e exercício físico, para promover um corpo são nas consolas temos a nova geração de jogos como a” wii fit plus” com alguns exercícios de barriga e de força e “playSation move” que nos pode ajudar a levar o nosso corpo a mover-se.
Ou mais simplesmente, como muitas pessoas têm em casa a ganhar teias de aranha, as bicicletas estacionárias, que servem para pessoas se moverem sem sair de casa, fazerem exercício físico e beneficiar das suas vantagens para a saúde no conforto do lar… já escolheu a sua?
Trabalho realizado por:
João Casais nº11
terça-feira, 31 de maio de 2011
Dia Mundial Sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assinala-se hoje com iniciativas pelo país que alertam para as consequência do tabagismo, a principal causa, evitável, de morte e doença.
Segundo a OMS, mais de cinco milhões de pessoas vão morrer, este ano, por doenças relacionadas com o tabaco, tais como enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), cancro e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Este número não inclui as mais de 600.000 pessoas, 25 por cento das quais crianças, que vão morrer devido à exposição ao fumo ambiental do tabaco, adianta a OMS.
Num estudo, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto perceberam que os adolescentes têm consciência de algumas das implicações do tabagismo na saúde: “Eles sabem que fumar faz mal e são capazes de associar o tabagismo a um maior risco de sofrer de cancro do pulmão ou doenças respiratórias e de morrer. No entanto, as informações de que dispõem não os impedem de fumar”... Em formação cívica temos vindo a desenvolver este tema, queremos contrariar este pensamento!
Segundo a OMS, o número de mortes anuais provocadas pela epidemia global do tabagismo poderá ser superior a 8 milhões em 2030. Se durante o século XX o tabaco foi responsável pela morte de 100 milhões de pessoas, prevê-se que no século XXI possa matar mil milhões de seres humanos.
Precisa de ajuda?
Linha SOS – Deixar de Fumar: 808208888 begin_of_the_skype_highlighting 808208888 end_of_the_skype_highligh
Poupe a sua saúde e o seu bolso!
Quanto dinheiro já poderia ter poupado se não fumasse?
Conversor de moeda: http://www.xe.com/ucc/po/
Relembramos um post nosso antigo: http://mentesacorposao7d.blogspot.com/2011/01/cuidado-com-alcool-tabaco-e-drogas.html
Relembramos um post nosso antigo: http://mentesacorposao7d.blogspot.com/2011/01/cuidado-com-alcool-tabaco-e-drogas.html
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Programa "Cuida-te"
Esperamos ter ajudado!
Mais info em: http://www.juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/ProgramaCUIDATE/Paginas/programa_cuida_te.aspx
http://www.youtube.com/watch?v=ouWSUmYN9jI&feature=player_embedded
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Dia Mundial da Hipertensão - 17 de Maio
No passado dia 17 de Maio (terça-feira) celebrou-se o Dia Mundial da hipertensão. A Sociedade Portuguesa de Hipertensão estima que metade da população portuguesa seja hipertensa. O consumo excessivo de sal e álcool, sedentarismo, obesidade e falta de exercício físico são as principais causas para este problema.
O que é a hipertensão?
A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistémica (HAS), mas é mais conhecida como tensão ou pressão alta e ocorre quando os níveis da pressão arterial se encontram acima dos valores de referência para a população em geral. É medido através de um esfigmomanômetro (aparelho de pressão) disponível em centros de saúde, sasu ou hospitais. Consideram-se hipertensos os indivíduos que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, durante seguidos exames. As pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração. Pode ocorrer hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), enfarte do miocárdio, morte súbita, insuficiências renal e cardíacas, etc.
Quais são os factores de risco?
· Obesidade;
· Consumo exagerado de sal e de álcool;
· Sedentarismo;
· Má alimentação;
· Tabagismo;
· Stress.
Como prevenir a hipertensão arterial?
A adopção de um estilo de vida saudável constitui a melhor forma de prevenir a ocorrência de hipertensão arterial.
Entre os hábitos de vida saudável sublinha-se a importância de:
· Redução da ingestão de sal na alimentação;
· Preferência por uma dieta rica em frutos, vegetais e com baixo teor de gorduras saturadas;
· Prática regular de exercício físico;
· Consumo moderado do álcool (um máximo de 30 ml etanol/dia nos homens e 15 ml/dia para as mulheres);
· Cessação do hábito de fumar;
· No caso dos indivíduos obesos é aconselhável uma redução de peso.
A HIPERTENSÃO É A 1ª CAUSA DE MORTE EM PORTUGAL!!!
LINKS:
Trabalho realizado por:
Diogo
Josué
Ricardo
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, e consequente baixo peso corporal e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental (entre 90 e 95% dos casos são mulheres), mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há uma necessidade maior de ganho calórico, se isso não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal.
Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia tenha vindo a aumentar devido ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela media, esta hipótese tem vido a ser investigada.
Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, excepto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento. O paciente anoréctico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vómito, jejum, tomar diuréticos e usar laxantes. Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenómeno, mas deve ser levado muito a sério, pois 10% dos casos que requerem internamento para tratamento (em hospital) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.
O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar a medicação. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua extrema magreza.
Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagelados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita. Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que comem descontroladamente até não aguentarem mais e depois vomitam o que comeram.
O tratamento da anorexia contínua a ser extremamente difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correcta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso.
Ainda está na memória de todos uma vitima famosa e que muito fez escrever e reflectir sobre o assunto: http://www.publico.pt/Sociedade/modelo-francesa-isabelle-caro-morre-de-anorexia-aos-28-anos-e-31-quilos_1472962
Trabalho realizado por:
Claudia nº 6
Márcia nº14
Ainda está na memória de todos uma vitima famosa e que muito fez escrever e reflectir sobre o assunto: http://www.publico.pt/Sociedade/modelo-francesa-isabelle-caro-morre-de-anorexia-aos-28-anos-e-31-quilos_1472962
Trabalho realizado por:
Claudia nº 6
Márcia nº14
domingo, 15 de maio de 2011
"Brain training” (Treino mental) - o nosso livro
Estamos de volta após as férias da Páscoa e o início do 3º período! Ainda no rescaldo do trabalho do período anterior sobre “Brain training” (ou Treino mental), aqui fica para download o livro por nós elaborado e que oferecemos à biblioteca da EB Marques Leitão, onde o podem consultar pessoalmente. Foi muito interessante descobrir exercícios e jogos para desafiar a mente. Espreitem!
http://www.scribd.com/full/55494619?access_key=key-24gs1fe5jn37u9qvbnej
quinta-feira, 7 de abril de 2011
DIA MUNDIAL DA SAÚDE - "Brain training" e o 7ºD
Sabias que hoje se comemora o DIA MUNDIAL DA SAÚDE!?? Sendo o nosso projecto, MENTE SÃ, CORPO SÃO, não poderíamos deixar passar esta data!
Assim, depois de semanas a trabalhar, das pesquisas, dos quebra-cabeças, do árduo “treino mental”, dos jogos, das soluções… finalmente o nosso livro está pronto!
Depois de abordar temas como actividade física/exercício físico, saúde oral, alimentação saudável, a nossa turma decidiu criar um livro com o objectivo de oferecer à escola e aos seus alunos uma nova forma de treinar o cérebro… concentramos as nossas energias no tema “brain training” (ou treino mental). O treino do cérebro melhora a memória, capacidade de resolver exercícios mais difíceis, de raciocínio rápido… além disso é fácil, divertido e dá “saúde à nossa mente”!
Hoje fomos entregá-lo à biblioteca. A professora Rosário recebeu-o com enorme sorriso e agradeceu.
Depois de abordar temas como actividade física/exercício físico, saúde oral, alimentação saudável, a nossa turma decidiu criar um livro com o objectivo de oferecer à escola e aos seus alunos uma nova forma de treinar o cérebro… concentramos as nossas energias no tema “brain training” (ou treino mental). O treino do cérebro melhora a memória, capacidade de resolver exercícios mais difíceis, de raciocínio rápido… além disso é fácil, divertido e dá “saúde à nossa mente”!
Hoje fomos entregá-lo à biblioteca. A professora Rosário recebeu-o com enorme sorriso e agradeceu.
terça-feira, 29 de março de 2011
Saúde Oral - uma ajudinha!
Esta semana alguns alunos da nossa turma tiveram direito ao cheque dentista. Segundo o Ministério da Saúde as crianças com 4, 5, 7 e 10 anos e os jovens com 13 beneficiam desta iniciativa, tendo sido abrangidas estas idades porque os profissionais de saúde consideram que são as idades nas quais uma intervenção dos cuidados de saúde oral poderão ter melhor efeito na preservação da dentição definitiva.
As doenças orais mais frequentes são facilmente evitadas desde que cada pessoa participe activamente na promoção da sua própria saúde e na promoção da saúde das pessoas de quem cuida. A promoção da saúde oral passa, inevitavelmente, pela adopção de práticas de higiene oral eficazes e realizadas com a frequência desejável.
A escovagem é importante!
in: Direcção-Geral da Saúde (DGS) - portal da saúde (adaptado)
segunda-feira, 21 de março de 2011
Higiene oral - prevenir a placa bacteriana
A placa bacteriana ou biofilme oral é uma película aderente e transparente constituída por bactérias e seus produtos, formando-se constantemente sobre os seus dentes e gengivas. É a principal causa da cárie dentária e das doenças periodontais que podem levar à perda de dentes.
Inicialmente esta película assume uma consistência mole e, se não for removida nesta fase, ela vai mineralizar, tornando-se dura (designando-se de tártaro ou cálculo). Para remover o tártaro é necessário um conjunto de procedimentos clínicos (destartarização e outros), executados por profissionais de saúde oral.
Como posso evitar que a placa bacteriana se forme?
A formação da placa bacteriana é um processo constante na cavidade oral. Contudo podemos prevenir a sua acumulação e as consequências que daí advêm. Assegure-se de que:
· Escova cuidadosamente todas as superfícies dos dentes pelo menos duas vezes por dia;
· Usa o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e no sulco gengival;
· Modera o consumo de alimentos e bebidas açucarados (bolos, bolachas, pão achocolatado, batatas fritas, refrigerantes, etc.), pois estes facilitam a adesão das bactérias às faces dentárias e são usados para a produção de ácidos que destroem os dentes;
· Se necessário, existem agentes antibacterianos (como a clorhexidina), amplamente aplicados em medicina dentária, através de soluções de bochecho ou em dentífricos e que apresentam altas taxas de eficácia na redução e controle do biofilme oral. Aconselhe-se com um profissional de saúde oral.
mais informações em: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+oral/default.htm
Trabalho realizado por:
Gonçalo O.
Pedro M.
in: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/saude+oral/higieneoral.htm
sexta-feira, 4 de março de 2011
(A)Traídos pela memória
Crenças populares em torno da memória levam-nos a recusar queijo à sobremesa, a atar lenços a cadeiras, a invejar elefantes…
Há quem ate um fio no dedo, outros trocam a aliança de mão… já é célebre a frase acusando o queijo de fazer mal à memória (“comes muito queijo!” quem nunca ouviu isto?!) é uma daquelas coisas que pura e simplesmente não se verifica. Os portugueses, tido como um povo de fraca memória, são dos que menos comem queijo na Europa. Pedro Pimentel, presidente da ANIL, a Associação Nacional de Industrias de Lacticínios, esclarece que cada português come em média 10,8 kg de queijo por ano. A média europeia é de 23 quilos.
Quantas vezes não correu tão bem uma prova ou até se reprovou numa disciplina, apenas porque nos esquecemos de uma fórmula matemática, um dado geográfico, ou datas e acontecimentos históricos? As estratégias de memorização, podem ser importantes ajudas, para mais tarde evocarem (e noutras circunstâncias reconhecerem) com facilidade os elementos solicitados.
Por exemplo, a MENMÓNICA, é aquela associação de ideias que, de uma mais confortável e menos propensa a esquecimentos leva a outra que precisamos mesmo de não esquecer. Ou seja, uma mnemónica é um auxiliar de memória. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. Porém, estas sequências têm que fazer algum sentido, ou serão igualmente difíceis de memorizar.Alguns exemplos:
Para isso devemos anotar as letras iniciais de cada palavra e formar palavra(s) que façam ou não sentido. Geralmente, a 1.ª letra de cada palavra é representativa do conhecimento que se deseja recordar. Exemplos: Quais as qualidades de alguém que está a aprender? A resposta pode ser dada com ajuda de “PIPOCA” (pois são as iniciais das respectivas qualidades: Perseverança; Inteligência; Paciência; Originalidade; Curiosidade; Arte).
O número de dias dos meses do ano:
Ou como muitos dos nosso pais aprenderam o teorema de Pitágoras :
"a caminho de Siracusa
Disse Pitágoras aos netos
O quadrado da hipotenusa
É igual à soma do quadrado dos catetos"
Experimentem!
Textos seleccionados por Ricardo e Josué
In: Notícias Magazine - 6. Fevereiro.2011; Wikipédia;
Subscrever:
Mensagens (Atom)